BruxadelBruxadel

33 

Sejamos todos feministas

75 months ago

"We should all be feminists". Assim comoça o discurso da escritora Chimamanda Adichie para seu discurso no TedX Talks (2013). Neste discurso (cujo lema foi estampada nas camisetas da Dior, em 2017, como mostra a foto deste post), Adichie comenta sobre experiências pessoais, para demonstrar as desigualdades entre homens e mulheres.

A escritora explica que, a palavra feminismo, tem sido corrompida e utilizada como sinônimo de pessoas que odeiam homens ou coisas relacionadas à feminilidade. Mas, isso não é verdade. O feminismo é um movimento político e social que busca por igualdades de direitos, independente do gênero das pessoas (feminino, masculino, transgênero etc). Assim, não apenas as mulheres, mas a sociedade, como um todo, se beneficia com as mudanças dos códigos políticos, éticos, morais e estéticos conquistados por causa das reivindicações feministas.

Ela expica que, somos moldados para corresponder a certas expectativas da sociedade. No caso das mulheres, somos criadas para nos mantermos apagadas e silenciarmos nossas necessidades e vontades. Para os homens, a situação também é muito complexa. Eles são educados para não sentir medo, chorar, e espera-se que possam pagar todas as contas de uma casa sozinhos... ou seja, existem códigos rigorosos que eles devem seguir. O feminismo, portanto, desconstrói estes códigos e por isso, é importante para provocar mudanças que melhorem a vida de todos.

Vocês se consideram feministas? Acham o  movimento importante também? Possuem dúvias sobre o feminismo? Vamos falar mais sobre isso!

Advertisement

Facebook

Instagram

GET TO KNOW OUR STARBLOGGERS

ARCHIVE